Reclamação no livro amarelo

Olá a todos
publicamos alguns emails de outros pais de outras casas que não a da Graça. Como podem verificar já tinha havido antes do anúncio do fecho no mês de Agosto várias reclamações nomeadamente na retirada de pessoal nas salas de berçário entre outras que são irregularidades.
Segundo estas pessoas todos os pais deverão apresentar a sua reclamação por escrito no livro amarelo (livro de reclamações), para termos a certeza que as nossas queixas são ouvidas por quem deve. Qualquer estabelecimento tem a obrigação de o dar aos pais que queiram reclamar, tendo depois a instituição a obrigatoriedade de no espaço de 3 a 5 dias enviá-la à Segurança Social.
Penso que o facto de ponderarem a abertura da casa de Santana no mês de Agosto terá a ver com o facto de os pais deste estabelecimento estarem a movimentar-se e a apresentar as suas queixas por escrito,. Assim pretendo amanhã fazer o mesmo na casa da Graça.
Quantas mais reclamações houverem melhores presepectivas temos de conseguir um resultado favorável.
Catarina Marques

2 Responses to “Reclamação no livro amarelo”


  1. 1 ana baptista 11 Janeiro 2007 às 3:08 pm

    Olá, Catarina!
    Antes de mais, obrigada pelo email.
    De facto, as 2 questões são preocupantes, embora a redução de pessoal auxiliar me preocupe bastante mais do que o fecho no mês de Agosto.
    A redução de pessoal de apoio, significará sempre uma redução na qualidade da resposta. Uma educadora de infância sem um suporte competente, vai preterir alguns aspectos essenciais na interacção, estímulo e qualidade de relação com as crianças. E isso é absolutamente inaceitável.

    A questão essencial, no que diz respeito ao corte de pessoal é a seguinte: já é oficial esse corte, ou seja, posso afirmar que o mesmo já aconteceu?
    Na carta/reclamação que vou escrever, baseio-me nos Critérios de avaliação de qualidade das creches (que tenho em suporte informático se quiser), onde se sublinha, entre outros aspectos, o sistema de qualificação das respostas sociais.
    Outro dos documentos que podemos, e devemos, utilizar é aquele que elenca os Princípios Orientadores para o Funcionamento dos Serviços de Acolhimento e Guarda de Crianças, onde, embora não tenha carácter normativo, se refere a necessidade de haver 1 adulto para 5 crianças (em sala de meninos até aos 23 meses) e 3 adultos para 12 crianças em salas de meninos dos 24 meses até aos 35 meses.

    Quanto aos contactos para onde as reclamações/exposições devem seguir, sugiro desde já: A Provedoria da Justiça: provedor@provedor-jus.pt

    Gabinete da Secretária de Estado- Dr.ª Idália Moniz: gabinete.sear@mtss.gov.pt

    Núcleo de cooperação e respostas sociais:
    M.manuel.resende@seg-social.pt
    Fax: ao cuidado de Drªluísa leite, núcleo de cooperação e respostas sociais- 21 8420724

    ISSS-Apresentação de Queixas, Denúncias, Reclamações ou
    Participações à Inspecção-Geral
    do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social:

    No site http://www.seg-social.pt podemos reclamar online.

    Ou por email, ao cuidado do Presidente do Instituto, Dr. Edmundo Martinho:

    ISS@seg-social.pt

    Acho que TODAS as reclamações(sejam por email ou carta) devem seguir para todos as instituições referidas, bem como ser dado conhecimento à própria Fundação D. Pedro IV.

    Até breve.

    Ana Melo Baptista (mãe da Leonor Carneiro- sala B)

  2. 2 Sofia Lai 12 Janeiro 2007 às 8:45 pm

    Existe um grupo criado onde se tem debatido muitas questões:
    http://groups.yahoo.com/group/paiscolegiosantana/

    Consulta o link.

    Beijinhos


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