Comunicado de Imprensa – 8 de Março de 2007

Na Assembleia-geral de 14 de Fevereiro mais de uma centena de pais deliberaram por unanimidade requerer junto do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social a destituição do Conselho de Administração da Fundação D. Pedro IV.
A Comissão Instaladora da Associação de Pais, no estrito cumprimento desta deliberação, requereu no dia 15 de Fevereiro, em reunião com o Ministro Vieira da Silva, e ao abrigo do Decreto Lei 119/83 que regulamenta os Institutos Particulares de Solidariedade Social, a destituição do actual Conselho de Administração – único responsável pelo clima que se vive na instituição.
O Ministro Vieira da Silva informou que já estava a decorrer um processo de inspecção aos sete estabelecimentos de infância, não tendo a Comissão de Pais, até ao momento, conhecimento formal das suas consequências. Contudo a situação na generalidade dos estabelecimentos de infância não sofreu melhoras de qualquer espécie.
Para além de se manter a falta de pessoal causada pelos despedimentos de funcionários efectuados a partir do início do ano – o que põe diariamente em causa a segurança e higiene das crianças (encontrando-se alguns estabelecimentos a funcionar abaixo dos limites exigidos pela tutela) – e da manutenção do clima de pressão e ameaça sob os funcionários da instituição, a actual administração tem vindo, nos últimos dias, a fazer um conjunto de ameaças veladas aos pais, das quais a carta que se anexa serve de exemplo.
A Comissão Instaladora da Associação de Pais considera que comportamentos como estes são inaceitáveis num Estado de direito democrático, e especialmente preocupantes quando o que está em causa são crianças.

Anúncios

2 Responses to “Comunicado de Imprensa – 8 de Março de 2007”


  1. 1 António Ribeiro 10 Março 2007 às 4:42 pm

    É inaceitável que uma escola, qualquer que seja o seu estatuto, ameace os pais desta forma. Obviamente que, numa democracia, este é um caso de polícia e tribunais.
    Para quando uma intervenção da Ministra da Educação, sobre a Fundação D. Pedro IV?


  1. 1 Fundação D. Pedro IV, the return. « A vida breve Trackback em 13 Março 2007 às 1:45 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 233,706 hits

%d bloggers like this: