Carta aos Pais e Encarregados de Educação

Caros pais e encarregados de educação,
Retirei a minha filha da Fundação D. Pedro IV, deixando, por isso, de fazer parte da Comissão Instaladora da Associação de Pais.
Retirei-a pois deixei de considerar suficientemente segura e confiável a instituição, apesar dos esforços diários e dedicação das funcionárias que de perto a acompanharam nestes sete meses.
A agressividade e a toxicidade subjectiva adjacente ao acto de vandalismo realizado no dia 23 de Abril reforçaram e precipitaram uma decisão por nós tomada à já algum tempo.
Convosco partilhei muitas preocupações e ansiedades relativamente aos nossos filhos e como me voluntariei para fazer parte da Comissão Instaladora da Associação de Pais, considero importante explicar-vos porque saí.
Aos pais e encarregados de educação, e sobretudo aos que mais intensamente se mobilizam e tanto investem para assegurar e melhorar o bem estar das crianças, agradeço, pois ao fazerem-no contribuiram também para o bem estar da minha filha.
Aos pais e encarregados de educação que se indignam e que lucida e objectivamente denunciam aos orgãos de direito situações revoltantes e socialmente injustas, agradeço, pois ao fazerem-no contribuem para uma sociedade mais justa e equilibrada, sociedade em que a minha filha vive e viverá, partilhando com os vossos filhos, o futuro. E o futuro será aquilo que nós, e eles, fizermos dele.
O presente preocupa-me, mas ainda mais o futuro. Mas sou optimista.
O legado do altruismo que é possível passar geracionalmente passará, se muitos fizerem a sua parte.

Os meus cumprimentos,
Sara Duarte

17 Responses to “Carta aos Pais e Encarregados de Educação”


  1. 1 Sandra Müller 15 Maio 2007 às 11:32 am

    Cara Sara,
    é com muita pena que te vejo partir. Através das tuas acções e palavras, deste um contributo muito importante não só à Comissão Instaladora, como a todos os pais. Deste também um exemplo de cidadania. A tua indignação de mãe, manifestada exemplarmente pelas tuas palavras escritas publicamente, deram-me muitas vezes alento, levando-me a pensar que as coisas podem mudar se formos capazes de lutar pelo que achamos justo e correcto.
    Um grande bem haja para ti e para a tua família. Espero sinceramente que tudo te corra bem no futuro e estou plenamente convencida que, com o exemplo que tem em casa, a tua filha (e eventualmente outros que possam vir) serão no futuro cidadãos conscientes e justos. Espero que o meu filho possa ter o privilégio de ser amigo dela.
    Sandra

  2. 2 Adeus 15 Maio 2007 às 12:35 pm

    A minha filha também vais sair da Fundação com grande tristeza minha.

  3. 3 ANTÓNIO MIGUEL GOUVEIA 18 Maio 2007 às 7:40 pm

    ESTIMADOS PAIS E AMIGOS:

    INDEPENDENTEMENTE DOS PROBLEMAS GRAVES DAS ESCOLAS SOB ALÇADA DA FUNDAÇÃO D.PEDRO V, QUERO AQUI ENALTECER A ATITUDE DA EDUCADORA CRISTINA DE SANTA QUITÉRIA QUE ME ABRIU AS PORTAS PARA VER A MINHA FILHA NA SEXTA FEIRA 4 DE MAIO PELAS 14 H. ESTAVA SEM VER A MINHA FILHA DESDE 3 DE OUTUBRO DE 2006, PORQUE ME REFUGIEI NO FUNCHAL PARA FUGIR AO TERRORISMO PSICOLOGICO QUE A MINHA EX ESPOSA, TECNICA DE ACÇÃO SOCIAL, IMPRIMIU NOS MEUS FILHOS CONTRA O PAI, QUE POR EXEMPLO, ACORDOU A LAURA MARIANA TODOS OS DIAS DESDE SETEMBRO DE 2003 A JUNHO DE 2006 ALTURA DA SEPARAÇÃO.

    QUERIA QUE TODOS SOBESSEM QUE NESTA ESCOLA APESAR DE TUDO EXISTE HUMANIDADE, ESPERO QUE A DIRECTORA DRA. MANUELA A MANTENHA E CONTINUO A DEIXAR-ME FALAR UM MINUTO POR DIA COM A MINHA FILHA ENQUANTO O PROCESSO DE INCUMPRIMENTO DO PLANO DE VISITAS NÃO SE RESOLVE NO TRIBUNAL DE FAMILIA DE LOURES.

    SEM OUTRO ASSUNTO,

    SOU RESPEITOSAMENTE

    MIGUEL GOUVEIA
    PAI DA LAURA GOUVEIA
    SANTA QUITÉRIA

  4. 4 ANTÓNIO MIGUEL GOUVEIA 26 Março 2012 às 10:53 pm

    Para que conste :

    Seis anos depois , de me divorciar , depois de esperar pelo TRIBUNAL DE FAMILIA DE LOURES , 1º JUIZO , durante três anos ( 2007/2008/2009 ) , depois de fazer duas viagens Funchal / LOURES à procura duma soluçao pacifica ( Maio 2007 e Julho 2009 , sem que o expediente do Tribunal registasse por escrito a minha presença, fui eu que desisti de acreditar na JUSTIÇA ) , para que conste , repito , não vejo os meus filhos ( João , André e Laura ) há seis anos , não pago a pensão de alimentos ( suspendi–a ao fim de três meses ) ……mas , para memória futura …que se REPENSE NESTE PAÍS O PROCESSO DO PODER PATERNAL E O PLANO DE VISITAS …sob pena das nossas cadeias não terem mais espaço para ” MONSTROS ” de que me orgulho nunca vir a ser porque tive um BOM AVÔ , UM BOM PAI e sobretudo UMA BOA MÃE , que nunca usou armas , e , mesmo sem licenciatura o meu sucesso e a minha liberdade depois do divórcio tem sustentado a ” dor ” e faz -me esperar pelos meus filhos o tempo que for necessário , para que saibam a outra parte da história .
    Um beijo para eles…..em nome dos pais que ” perdem ” os filhos por alienação de gente ” má ” e ” ruinosa ” !!!!!

    ANTÓNIO MIGUEL GOUVEIA

  5. 5 Miguel 23 Maio 2013 às 3:21 pm

    Ano lectivo 2012/2013 o JOAO MANUEL estuda Direito , o NUNO ANDRE está no 12º em Loures , com uma nega a FISICA, mas julgo que vai ” dar a volta ” a LAURA em STo Ant, dos Cavaleiros é uma das melhores alunas da turma no 5º ano !!! Eu ajudo outra criança ( filho da minha companheira ) levando-o a escola todos os dias , continuo a ser pai , os meus filhos crescem….sem conhecer o outro lado da história…a alienação dos meus filhos continua por ser ” julgada ” , o sequestro de Setembro de 2006 , o “assalto ” da vivenda , a “fuga” desesperada de uma técnica de serviço social que tem a factura pesada de quatro geraçoes de problemas e erros de Forninhos ao Canadá !! Como sobrevi ?? Sendo como a minha mae me ensinou….!! obrigado Mãe !!

    A. Miguel Gouveia

    • 6 Miguel 23 Maio 2013 às 3:23 pm

      Digo “,,sobrevivi..”

      • 7 Miguel Gouveia 12 Fevereiro 2014 às 10:02 pm

        Pela primeira vez OUVI FALAR do dia , ou da TENTATIVA de um dia NACIONAL da ALIENAÇAO PARENTAL !!!

        Para ser noticia , em PORTUGAL , tem de existir sangue !!!

        Nunca é noticia as milhares de crianças a quem ” roubaram ” o pai , ou , a quem “roubaram” a mãe …………….!!!!???

        Para os TRIBUNAIS de Famila : ” vocês arranjam problemas , e , nós , aqui temos as costas largas…..” !!!

        Cá estou , com registo criminal limpo , sem casos pendentes na PSP , ( ia levando uma tareia na esquadra de Santo António dos Cavaleiros em 2006, quando a minha ex ” escondeu -me os filhos “….enfim , cá estou , sem viver escondido , trabalhando , pagando ” balurdios ” por ano de impostos , enfim…vivendo …..sem saber quando volto a ter uma relação ” normal com os meus filhos ???!!

        Vai ganhando o ” meu enteado ” que levo á escola todos os dias !!!

        AGOSTO / 2006 – FEV 2014 ( Cá estou eu LAURA M , N ANDRE E JOAO M )

        Miguel Gouveia

  6. 8 MIGUEL GOUVEIA 23 Abril 2014 às 12:10 pm

    LAURA 6º A – 2º Periodo 2013/2014 :

    PORT – 4, INGLES -4, HISTORIA -4,
    MATEMATICA – 3 , C NATUREZA – 3 , EV – 3 , ET- 3 , E Musical – 4 , EF – 4 ,

    Parabens Laura

    8 Maio 2004 ( 2 anos )
    8 Maio 2014 ( 12 anos )

    Uma história que continua por contar – ter !!!!!

    Beijo

    MG

  7. 9 MIGUEL 3 Julho 2014 às 5:29 pm

    A alienaçoa dos meus filhos começou á cerca de 1920 dias …….a Laura passou de ano …vi-a na FUNDAÇÃO D PEDRO IV no fim de semana que desapareceu MADELEINE a menina inglesa no Algarve !! Maio de 2007 .
    Continuo neste cantinho com o meu protesto !!
    Registo criminal limpo , imposto em dia e mto trabalho .

    Bjo para Laura
    Boas férias !!

  8. 10 MIGUEL GOUVEIA 1 Agosto 2014 às 2:13 pm

    24 Mulheres vitimas de VIOLENCIA DOMESTICA em 2014 !!!??

    Não seria mais fácil pô las a andar de metro e a sustentar os filhos sozinhas ??
    Como deve ser frustante para uma mulher ( DRA ) fazer tudo para levar uma porrada , assaltar a vivenda , roubar o dinheiro da conta comum , fugir com os filhos , marcar reunioes em pleno shoping com testemunhas estrategicas para enxovalhar o ex companheiro á frente dos filhos , não cumprir com os creditos assumidos a dois e……… DEPOIS, sem levar nem uma cospidela passar o resto da vida a andar de metro para sustentar tres filhos sozinha com a juda dos tios do CANADA , um deles tambem com historias de VIOLENCIA DOMESTICA !!

    Há quase 2000 dais que nao vejo os meus filhos …mas GOSTO CADA VEZ MAIS DE MIM !! Sobretudo quando vejo os telejornais !!

    Espero que os mesu filhos comecem a conhecer as histotrias dos seus trisavos , bisavos e avos dos dois lados !!??

    M GOUVEIA

  9. 11 M GOUVEIA 26 Setembro 2014 às 3:41 pm

    “AVÓ DE ALICE PRESA”

    As crianças no centro dos problemas dos adultos…….

    No meu caso o avô careca de Almeida filho de um alcoolico , que morreu carbonizado na mais profunda tisteza , neto de um homicida ….que foi condenado nos anos trinta pelo Tribunal de TRANCOSO , a pena efetiva , é este homem que me apontou uma faca em 2006 , que leva a minha filha LAURA pelo setimo ao seguido á escola !!!!..

    Que triste homem !!!

    É preciso compreender que nunca fugi a minhas responsabilidades
    e sempre assumi e escrevi sobre os meus erros , mas já fugi muitas vezes deste homem que não faz nada desde os 55 anos e acumula traumatismos que me podiam prejudica fatalmente …!!!!!..

    BjOS para a LAURA e boa sorte no 7 – A SAC

  10. 12 A MIGUEL GOUVEIA 3 Dezembro 2014 às 3:31 pm

    4 de DEZEMBRO 2006
    4 de DEZEMBRO 2014

    Uma data ( aniversário) histórica , o fim do descalabro , que começou a 26/09/2002, o danos financeiros causados chegariam para alimentar as crianças até aos trinta anos ………||||???

    A intriga , a mentira , os ciúmes de irmãs , as traições , as cumplicidades,
    a tentativa de me “porem louco “…..tudo pelo AMOR PELAS CRIANÇAS , que acabei por perder!!! Ah , e um “sacristão”, e uma professora “especial” e dois eng agrónomos….que comeram “á grande e á francesa ” quando a VIVENDA era casa de hospedes !!!

    Tal como o meu AVÔ que fugiu da MISÉRIA para construir um pequeno IMPÉRIO , eis que , volvidos muitos anos , a em vésperas de mais um NATAL ……grito bem alto …feliz do DIA EM QUE PUS PONTO FINAL naquele BURACO de fatalidades que foi e será sempre a família “GRILO ” !!!

    Os documentos estão comigo !!!!

    Se fizesse parte da ” lista negra ” da sociedade , teria de andar com uns óculos do tamanho da cara …..e tal como ontem aconteceu não podia jantar junto dos vizinhos que me viram jogar á bola com os meus filhos !!!

    Bom Natal para os meus filhos !!!
    Felizmente …..
    Sei o que é uma criança de 12 anos viver a bem com o PAI , com a MÃE , com o PADRASTO, com a MADRASTA e meios irmãos , estar com um plano de visitas bem definido e “sacar ” 80/70/60 pontos nos testes do 7 º ano sem medo nem perguntas sobre o PASSADO e FUTURO !!

    Só por isso vale a PENA VIVER !!
    A inteligência não é PARA TODOS !!!!

    Bom 2015 LAURA e HOMENS MANOS !!

    AMG

  11. 13 Miguel Gouveia 10 Dezembro 2014 às 1:24 pm

    8000 crianças institucionalizadas…….”……. temos de inverter este cenario…” Dra Manuela Eanes

    21 crianças perderam a Mãe vitimas de violencia Domestica em 2014 “…CM….”

    Mas …..quantas crianças perderam o Pai ou a Mãe em 10 anos vitimas de ALIENAÇAO PARENTAL ??????????????

    Só na familia que conheci em 1987. Sete crianças foram ou são vitimas deste processo ou semelhantes ……..só no Tribunal de Menores de Loures 2 Juizo em 2007 …..além do meu processo haveria mais 5000 …..e o Mundo não para de Piorar ???!!!!!!

    Para quando uma TV ou um Partido Politico falam dessas crianças ……..enganadas e ultrajadas nos seus sentimentos !!!!!

  12. 14 Miguel Gouveia 23 Dezembro 2014 às 11:30 pm

    LAURA notavel no 1 Periodo do 7 ano , com 5 em Ingles , seguidos. de 6 x 4 nas outras disciplinas
    Brilhante ………..

  13. 15 Miguel Gouveia 28 Dezembro 2014 às 9:52 pm

    Dez anos depois de ter trocado o destino de LAURA…..a sua progenitora nao percebe que aconteça o que acontecer os dois passos que faltam para Laura dar um beijo ao PAI …..vao acontecer …..ontem , mais uma vez , a ” dona ” de LAURA mostrou o que vale …….!!!!!!!!
    O Tribunal da Vida está a .Funcionar ……….

    Bom Ano LAURA , segue para a Escola a tua prenda. como sempre !!!

    MG

  14. 16 Miguel Gouveia 24 Junho 2015 às 12:52 pm

    Laura , passa com detinçao o Setimo Ano de escolaridade :

    Inglês ,5
    Português, 4
    Francês. 4
    Ed Fisica , 4
    C Natureza , 4
    Ed Visual , 3
    Matematica, 3
    Hist e Geografia, 4
    Fisica Quimica , 4
    Tecnol. 4
    SB no comportamento

    Parabéns Laura.
    Bjs

    Nota:
    O teu pai pelo terceiro ano consecutivo leva aquele menino
    Que viste no IKEA , em Dezembro, á escola , passou
    com destinção ( 6×4 ) o Setimo ano !!
    Continuo a trabalhar muito a tua espera ….
    Boas férias !!!

    A alienaçao dos meus filhos começou ha 3120 dias aprox .

  15. 17 Miguel Gouveia 25 Junho 2015 às 6:40 pm

    Nota final.

    Agradeço ã Fundação D Pedro IV permitir que usasse este bolg
    para denunciar o meu caso de ” Alienaçao Parental ” que será igual
    a de tantos e tantos pais deste país ….e no Mundo !!

    Sublinho que NADA tenho contra esta Instituição , bem pelo contrário,
    foi na Fundação de Santa Quitéria que vi a minha filha Laura , a única
    vez , sem a presença de um familar , em Maio de 2007 e onde a Laura
    em lágrimas , com a educadora ao lado , afirmou : ” ..só mais um minuto. PAI …. !! ” respondendo á minha pergunta sobre o acordar todas as manhãs quando tinha de levar os irmãos á Escola Luis Sttau Monteiro
    , Loures . .!! ( 2004/2006) .

    Foi o momento mais marcante desta minha batalha , já que fiz uma viagem
    do Funchal desesperado …para ver os meus filhos !!
    Quando cheguei a Loures , já tinham recebido instruções
    para irem para casa . ??!!!!!

    Gastei mais de 3 mil euros em viagens e estadias entre 2006/2009 e nunca
    consegui ver e falar com com os meus filhos !!!
    Mas foi melhor assim. Sou livre , feliz, independente ,não tenho incidentes criminais e encontrei um modelo de vida com equilibrio , dedicação e AMOR
    coisa que durante anos não tive com a mãe dos meus filhos e respetiva
    familia !!!
    Vivi num ” poço de intrigas ” do qual tentei libertar-me logo em 96.

    Obrigado !! Fundaçao D Pedro IV…!!!!!!!!

    Não voltarei a escrever neste blog….encontrei outras formas
    de denunciar este ” meu ” caso !!!!

    Para os meus filhos um beijo !!

    AMG
    BI 7286701


Deixe uma Resposta

Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 233,706 hits

