Retaliações da FDPIV sobre funcionários

Quando a meio deste ano lectivo a Administração da Fundação D.Pedro IV (FDPiv) resolveu implementar uma “reestruturação”, extinguiu vários postos de trabalho. Para os encarregados de educação, os mais visíveis foram os das ajudantes de acção educativa (AAE), mas em todos os estabelecimentos foram também extintos postos de trabalho de auxiliares (limpezas, cozinha, etc.). Foi por isso que a Administração da FDPiv reorganizou as tarefas a serem cumpridas pelas AAEs, nomeadamente ao obriga-las a fazerem as limpezas das salas de actividades e a porem/levantarem as mesas das refeições. É claro que este tipo de tarefas está fora do âmbito das qualificações das AAEs, pelo que elas protestaram e se recusaram a fazê-lo, além de que essa é um tarefa que, de acordo com as normas que se pretendem para as IPSS com serviços de creche, põe em risco a saúde das crianças, uma vez que no trabalho de limpeza se manuseiam produtos nocivos para as crianças.
Através dos inúmeros protestos conjuntos e individuais dos encarregados de educação junto dos organismos da tutela, a FDPiv foi obrigada a repor funcionários cujo posto de trabalho estava a ser extinto. Acontece que isto só se verificou com as AAEs, ou seja, o número de auxiliares não foi reposto.
Conforme atrás foi referido, as AAEs protestaram contra a “desqualificação” a que foram sujeitas.
Agora que estamos no final do ano lectivo, a FDPiv faz naturalmente a avaliação dos seus funcionários referente ao desempenho durante o ano lectivo. Segundo algumas informações que nos foram chegando, este ano as AAEs tiveram TODAS avaliação negativa. Esta avaliação negativa vai implicar que estas funcionárias estagnem na progressão na carreira, o que se reflecte também nos seus salários, já de si muito baixos.
A avaliação negativa atribuída pela FDPiv às AAEs é no mínimo estranha, mais não seja porque a opinião unânime dos encarregados de educação de todos os estabelecimentos é de que elas são boas profissionais, competentes, carinhosas e afectuosas, e é por esse bom desempenho delas na lide diária com os nossos filhos que alguns pais mais atentos e informados ainda não retiraram os seus filhos da FDPiv. Para muitos pais, foi somente a relação de afectuosidade que se estabeleceu entre os seus filhos e as AAEs e Educadoras, com tudo o que isso implica na vivência diária das crianças na creche/JI, que os levou a não quebrar o vínculo com a FDPiv no próximo ano lectivo.

Anúncios

2 Responses to “Retaliações da FDPIV sobre funcionários”


  1. 1 AA 2 Agosto 2007 às 12:58 pm

    Depreendo assim que o sistema de avaliação da Fundação não tem pés nem cabeça. Já que a Fundação vem agora preocupar-se tanto com a qualidade dos serviços, deverá o Sr. Engº Canto Moniz aproveitar a maré para alterar o sistema de avaliação das funcionárias.
    Pelo que é dito, não foram certamente as Directoras dos Estabelecimentos que avaliaram as AAE´s, mas sim uma qualquer directorazinha geral,
    A minha nota para quem avaliou as AAE´s: – 95
    A minha nota para o ainda Sr. Presidente da Fundação: – 100

    Fica bem dizer que existe um sistema de qualidade, mesmo que ele não passe do papel. Mas as mães e pais das crianças da Fundação querem mais. Querem que a Fundação crie as condições necessárias para que as AAE´s, Educadoras e demais pessoal possam desempenhar as suas funções num clima de satisfação e confiança, pois o contrário terá sérias consequências na estabilidade afectiva dos nossos filhos. E esse clima não se consegue nem com certificações da qualidade nem com avaliações negativas..ainda por cima injuntas.

    O Sr. Engº é um péssimo gestor, recursos humanos incluídos. A única coisa que sabe gerir é o circuito que o dinheiro tem que percorrer para entrar no seu bolso.

  2. 2 César Valentim 17 Agosto 2007 às 9:15 am

    E o que diz a autoridade económica e de segurança sobre este caso?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 233,706 hits

%d bloggers like this: