Comunicado da CONFAP – Pela Dignificação do Papel dos Pais na Escola e na Educação

Por ocasião do Dia Europeu dos Pais e da Escola, que se assinalou no dia 08.10., a CONFAP envia uma calorosa saudação a todos os pais e, em particular, aos muitos milhares que, em todo o país, participam na vida das associações de pais e encarregados de educação, nos conselhos de turma, nos conselhos pedagógicos e nas assembleias de escola e de agrupamento, assim como, em várias instituições, desde conselhos municipais de educação a comissões de protecção de crianças e jovens.

Este trabalho voluntário na vida das escolas e na comunidade educativa deve ser realçado e valorizado, não só na perspectiva das palavras que o Sr. Presidente da República proferiu nas comemorações do 5 de Outubro, que vivamente saudamos, mas também pela premente necessidade de dignificar o papel dos pais na escola e na educação.

Esta dignificação passa, não só pela alteração da legislação, quer a laboral, quer a educativa, de modo a que sejam criados mecanismos que possibilitem a efectiva participação dos pais na vida da escola e no acompanhamento da educação dos seus filhos, mas também pela alteração da imagem pública que se pretende passar da generalidade dos pais, denegrindo a sua dignidade e amor aos filhos, quer dizendo-se que se alheiam da escola, quer apelidando-os de violentos e agressivos contra professores.

(…)

Mas é bom lembrar que, ainda hoje, em muitas escolas por todo o país, são os próprios professores e conselhos executivos o maior obstáculo à participação dos pais na vida da escola, dado o permanente levantar de muros à volta da escola criando dificuldades à entrada dos pais na mesma, criando normas restritivas à participação das associações de pais na vida da escola, quer através da inviabilização da utilização de salas para se efectuar reuniões em horário pós-laboral, quer pela recusa de um diálogo institucional que possibilite a partilha na responsabilidade comum de educar.

É por isso que, contra esta campanha demagógica de denegrir a generalidade dos pais, contrapomos, no Dia Europeu dos Pais e da Escola, uma Campanha Cívica pela Dignificação do Papel dos Pais na Escola e na Educação.

É neste contexto que o Conselho Executivo da CONFAP, reunido no passado sábado, decidiu pedir uma audiência ao Sr. Presidente da República no âmbito do seu apelo aos pais e à sociedade civil para uma melhor participação na Educação.

(…)

O Conselho Executivo da CONFAP

Anúncios

0 Responses to “Comunicado da CONFAP – Pela Dignificação do Papel dos Pais na Escola e na Educação”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 233,706 hits

%d bloggers like this: