Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar

O documento “Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar  Contributos para a sua Operacionalização” integra princípios sobre a organização curricular e os procedimentos a ter em conta na avaliação da acção educativa, bem como questões relacionadas com a organização da componente de apoio à família, e a articulação entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico.

Este documento, elaborado pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), em articulação com as direcções regionais de educação e com a Inspecção-Geral de Educação, foi enviado para os jardins-de-infância e para as escolas básicas.

Desenvolvimento e gestão do currículo na educação pré-escolar

Com o objectivo de estabelecer um quadro de orientação pedagógica de referência para a Rede Nacional de Educação Pré-Escolar consideram-se o projecto curricular de estabelecimento/escola e o projecto curricular de grupo/turma como instrumentos de apoio à organização e à gestão do currículo.

Assim, os educadores deverão participar na elaboração do projecto educativo do agrupamento/instituição e dos projectos curriculares de estabelecimento/escola.

Deverão, igualmente, conceber e gerir o projecto curricular de grupo/turma, de acordo com as linhas de orientação definidas nos projectos anteriormente referidos, tendo em conta as características do grupo e as necessidades das crianças.

Os diferentes projectos curriculares de grupo/turma devem articular-se entre si e com os outros níveis de ensino, de modo a respeitar os princípios da articulação e da sequencialidade subjacentes ao processo educativo.

Decorrentes do projecto curricular de grupo/turma, poderão verificar-se situações pontuais de trabalho em colaboração com outros docentes de áreas especializadas, como a música ou as ciências experimentais.

Avaliação da acção educativa

A avaliação, considerada fundamental na prática educativa, implica procedimentos adequados à especificidade da actividade educativa no jardim-de-infância, tendo em conta a eficácia das respostas educativas.

Desta forma, compete ao educador elaborar o relatório de avaliação do projecto curricular de grupo/turma, produzir um documento escrito com a informação global das aprendizagens mais significativas de cada criança e, ainda, comunicar aos pais e aos outros educadores ou professores aquilo que as crianças sabem e são capazes de fazer.

Organização e gestão das actividades de animação e de apoio à família

A planificação das actividades de animação e de apoio à família é da responsabilidade dos órgãos competentes do agrupamento ou da instituição, envolvendo obrigatoriamente os educadores responsáveis pelo grupo.

Cabe aos educadores a supervisão pedagógica e o acompanhamento da execução das actividades, no âmbito da componente não lectiva de estabelecimento, competindo-lhes a programação das actividades, o seu acompanhamento através de reuniões com os respectivos dinamizadores, a sua avaliação e a realização de reuniões com os encarregados de educação.

Processo individual da criança

O percurso educativo da criança deve ser documentado, de forma sistemática, no processo individual que a acompanha ao longo de todo o seu percurso escolar, de modo a proporcionar uma visão global da sua evolução, a facilitar o seu acompanhamento e uma intervenção adequada.

O processo deve acompanhar a criança sempre que mude de estabelecimento e na transição para o 1.º ciclo do ensino básico.

Articulação entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico

A sequencialidade entre as várias etapas do percurso educativo, fundamental para o sucesso educativo, implica a articulação entre os educadores e os professores do 1.º ciclo na transição do jardim-de-infância para a escola do 1.º ciclo.

Entre as estratégias facilitadoras de articulação entre o jardim-de-infância e a escola do 1.º ciclo contam-se os momentos de diálogo envolvendo docentes, pais e crianças, o desenvolvimento de actividades conjuntas ao longo do ano lectivo, bem como a organização de visitas guiadas aos respectivos estabelecimentos.

No final do ano lectivo, os educadores e os professores do 1.º ciclo devem articular estratégias, nomeadamente organizando visitas guiadas à escola do 1.º ciclo e realizando reuniões conjuntas, destinadas à troca de informação sobre as crianças e as aprendizagens por estas realizadas.

Para mais informações, consultar a página da DGIDC .

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2 Responses to “Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar”


  1. 1 cristiane santos 9 Abril 2010 às 4:20 pm

    tenho 26 anos curso de magisterio estou procurando emprego na area da educaçao infantil.


  1. 1 sequencialidade.net - Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar « Grupo de Pais da … Trackback em 15 Janeiro 2009 às 11:28 am

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