O mau é bom?

Numa entrevista à agência LUSA, o pediatra Mário Cordeiro defende que, tantos nos contos de fadas, como nas canções infantis, o “lobo” tem de continuar a ser “mau” e “o pau deve ser atirado ao gato”. Este pediatra contesta a forma politicamente correcta adoptada actualmente para contar as histórias ou cantar as canções. Segundo Mário Cordeiro, “não se devem suavizar as histórias. Quando se fala de lobos, reinos ou príncipes encantados, isso significa o próprio percurso de vida. Na história dos 3 porquinhos, por exemplo, as casas de palha, madeira e tijolo significam as várias etapas da vida do indivíduo, em que há uma evolução e estruturação social e pessoal a casa de tijolo transmite a noção de que o trabalho e a segurança são necessários à brincadeira e ao lazer.”
Mas, ainda segundo este pediatra, a casa deve ter a chaminé e o caldeirão de água a ferver onde morre o lobo, já que estes elementos lembram a vulnerabilidade do ser humano e a sua capacidade para superar situações. O lobo tem de morrer, pois a possibilidade da fuga implica um eventual regresso.
Embora possa parecer muito cruel, também as histórias em que morre a mãe não devem ser alteradas, de modo a preparar os filhos para uma vida própria e autónoma. É por isso que as mães são muitas vezes substituídas pelas madrastas más nas histórias desta forma deixa de haver um pólo de segurança.
Em resumo, o pediatra Mário Cordeiro explica que a falta de definição entre o bem e o mal pode levar a um medo de crescer, o qual è também causa de grandes problemas na adolescência.
Mário Cordeiro lançou o “Livro da Criança” que se dirige aos pais de crianças entre os 1 e os 5 anos. Anteriormente, havia já publicado “O Grande Livro do Bebé”, que trata temas sobre bebés até aos 12 meses.

5 Responses to “O mau é bom?”


  1. 1 Cidadão Atento 17 Novembro 2007 às 2:19 pm

    O Blogue “DO Portugal Profundo” fala hoje da Joaquina Madeira e da Fundação D. Pedro IV, bem como do relatório que propunha a extinção da Fundação.

    http://doportugalprofundo.blogspot.com/

  2. 2 Cidadão Atento 17 Novembro 2007 às 6:45 pm

    E o Blogue “Comadres, Compadres & Companhia” aborda também hoje um post sobre a Joaquina Madeira e o relatório que propunha a extinção da Fundação D. Pedro IV.

    PROMISCUIDADE, CORRUPÇÃO, PEDÓFILIA E… O DIABO QUE OS CARREGUE A TODOS!!!

    http://comadrescompadresecompanhia.blogspot.com/2007/11/promiscuidade-corrupo-pedfilia-e-o.html

  3. 4 Carlos Palminha 19 Novembro 2007 às 2:47 am

    Joaquina Madeira e a Fundação D. Pedro IV (http://amendoeiras.blogspot.com/2007/11/joaquina-madeira-e-fundao-d-pedro-iv.html):

    Segurança Social entregou lar de idosos a Fundação cuja extinção tinha sido proposta pela Inspecção-Geral

    Presidente da comissão instaladora da Casa Pia tinha ligações ao universo da polémica Fundação D. Pedro IV e tomou a iniciativa quando integrava a direcção do Instituto da Solidariedade e Segurança Social

    Antiga dirigente da Segurança Social reconhece que foi ela quem propôs a fundação e diz que o fez por esta ser gerida com “profissionalismo e sentido social”.

    Ex-directora-geral esteve ilegalmente no conselho fiscal

    in, Jornal Público, 20/Maio/2006

  4. 5 julia 8 Setembro 2008 às 3:11 am

    Entrei no blog, porque andava à procura de informação sobre se o bem e o mal, existem no individuo, como elementos fazendo parte da genética. Achei interessante contudo o que é aqui apresentado, mas vou continuar a tentar encontrar a minha resposta, que desde já peço a quem possivelmente me esteja a ler e saiba como me ajudar, que o faça aqui, por favor.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 228,750 hits

%d bloggers like this: