Joaquina Madeira e a Fundação D. Pedro IV

Segurança Social entregou lar de idosos a Fundação cuja extinção tinha sido proposta pela Inspecção-Geral.

Presidente da comissão instaladora da Casa Pia tinha ligações ao universo da polémica Fundação D. Pedro IV e tomou a iniciativa quando integrava a direcção do Instituto da Solidariedade e Segurança Social

Antiga dirigente da Segurança Social reconhece que foi ela quem propôs a fundação e diz que o fez por esta ser gerida com “profissionalismo e sentido social”.

Ex-directora-geral esteve ilegalmente no conselho fiscal

in, Público, 20 de Maio de 2006

Anúncios

8 Responses to “Joaquina Madeira e a Fundação D. Pedro IV”


  1. 1 - 20 Novembro 2007 às 1:35 pm

    Correio da Manhã 20.11.2007
    Cavaco atento e Partidos em silêncio
    O Presidente da República, Cavaco Silva, reagiu de imediato às primeiras denúncias da antiga provedora Catalina Pestana, exigindo às autoridades uma investigação “até ao fim”. E até ao momento, mês e meio passado, foi mesmo o único político a manifestar-se interessado nas suspeitas de pedofilia que voltam a abalar a Casa Pia. Apesar do silêncio das últimas semanas no Palácio de Belém, onde já chegou um dossier completo sobre os casos de abusos em julgamento, o assunto merece muita atenção dos assessores jurídicos. Já da parte do Governo socialista, apenas se ouviram palavras do ministro com a tutela da Casa Pia, Vieira da Silva que afastou Catalina enomeou Joaquina Madeira -, após a instauração de processos disciplinares a dois educadores. Na classe política e nos partidos o silêncio é geral. Cinco anos depois do primeiro escândalo de pedofilia, as suspeitas são as mesmas e as vozes que as denunciam também: apenas Pedro Namora, o Mestre Américo Henriques e Bagão Félix manifestaram o apoio a Catalina.

  2. 2 Jorge Ferraz 20 Novembro 2007 às 1:48 pm

    A nomeação de Joaquina Madeira para a Casa Pia só pode ter sido um prémio pela competência e dedicação ao bem comum, em particular às populações mais desfavorecidas: às crianças e aos idosos.

    E, já agora que rumo terão tomado (ou andam a tomar) as queixas entregues no DIAP em relação à Fundação D. Pedro IV, aos relatórios sumidos e desaparecidos e aparecidos e ao conteúdo do que neles se dizia?

  3. 3 Anónimo 20 Novembro 2007 às 4:32 pm

    Esta senhora Joaquina Madeira tem o passado que se pode analisar na peça jornalística do “Público” e ainda assim, foi nomeada presidente do conselho directivo da Casa Pia.

    Quem a nomeou foi o ministro Vieira da Silva, o tal que ficou irritado quando os pais das crianças da Fundação D. Pedro IV lhe mostraram o relatório que propunha a extinção da Fundação.

    O ministro já teve a oportunidade de dizer que foram tomadas todas as diligências necessárias sobre a Casa Pia.

    Ou seja, para nós, tais palavras só podem significar que não pretendem fazer nada sobre o assunto.

    Aliás, o ministro Vieira da Silva pretende tanto “abafar” o caso Casa Pia como “esquecer” o caso do relatório que propunha a extinção da Fundação D. Pedro IV.

    O caso Casa Pia e o caso Fundação D. Pedro IV devidamente investigados originariam um terramoto no PS.

    POR UM PORTUGAL LIVRE DE CORRUPÇÃO.

  4. 4 , 20 Novembro 2007 às 6:52 pm

    A Sra. Joaquina Madeira parece ser a funcionária destacada para ocultar os casos difíceis para o PS. Pelo que contam, na Fundação D. Pedro IV o seu sucesso foi considerável. É justo que seja premiada com a Casa Pia.

  5. 5 Curiosa 21 Novembro 2007 às 4:29 am

    Petição pela Revisão dos Códigos Penal e do Processo Penal
    Objecto da Petição:
    Reabertura da discussão parlamentar, em sede de plenário, sobre algumas normas jurídico-penais, que se encontram vertidas no Código Penal e no Código Processual Penal, em defesa da Constituição, da lei e do interesse geral.

    http://www.juizespelacidadania.eu/peticao.htm

  6. 6 - 23 Novembro 2007 às 12:20 pm

    Alguns comentários deixados no post Fundação Intocável? são também muito sugestivos

  7. 7 Anonimos 24 Novembro 2007 às 10:06 am

    Eu estou satisfeito com os Estabelecimentos de infância, claro não com tudo, se não seria perfeita.
    Por isso não quero a extinção da mesma pois a qualidade nunca seria a mesma, essa qualidade que vem das Directoras, Educadoras, ajudantes e senhoras da limpeza, não entendo é que como é que a frente da infancia apatrece agora à Dulce Canto Moniz, É formada em jornalismo, já passou outras funções Fundação, por cada função a Fundação paga-lhe uma pós-graduação.
    Quando estava na habitação teve uma bolsa para tirar um curso de gestão, quando o Eng. canto moniz viu que as coisas não estavam bem, passou para a infância, onde esta a desempenhar um cargo sem ter qualificações e o mais importante conhecimento nem sensibilidade para o mesmo, mas a sensibilidade nunca vai ter para nada, mas é filha do Eng. canto moniz, brevemente irá subir ainda mais, esperem pela demora… estamos cá para ver.
    Actualmente esta a tirar uma outra pós graduação com bolsa da fundação, mas já esta a desempenhar a função desde setembro de 2006, como já referi sem ter qualquer qualificação, conhecimento ou experiência para o mesmo.
    ATENÇÃO GRUPO DE PAIS isto é muito preocupante, estamos a pagar para os nossos filhos frequentarem a Fundação, mas quem manda não sabe nada de nada de crianças, por sinal até parece não ter grande simpatia pelas mesmas.
    É arrogante para as directoras, educadoras ….. e trata mal toda a gente, deve ser da educação.
    SERA ISTO MAIS UM ESCANDALO DA FUNDAÇÃO D. PEDRO IV.
    Em vez de investir nos estabelecimentos de infância, a fundação paga bolsas à filha do canto moniz para ela puder ser directora, à força, para a propria fundação sustentar a filha e assim o pai não tem que lhe dar mesada.
    Seria uma boa investigação

  8. 8 Anonimo 25 Novembro 2007 às 10:26 am

    Qualidade??

    Lamento, mas agora que retirei o meu filho de um colégio da Fundação e integrou outra IPSS verdadeiramente social, descobri que a qualidade que pensava ter no ano passado era muito inferior à que tenho este ano, a todos os níveis.

    Acrescente-se que com os mesmos rendimentos pago menos de mensalidade e o meu filho tem muito mais condições.

    Digo isto unicamente para alertar quem nunca teve noutro colégio e tem medo que os outros sejam piores, estão enganados, exijam melhoramentos nas condições dadas às crianças, não se acomodem.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 233,706 hits

%d bloggers like this: