Apresentação da campanha da Plataforma Contra a Obesidade

Excertos da Intervenção do Ministro da Saúde na apresentação do plano de comunicação da Plataforma Contra a Obesidade, em Lisboa aos 11.12.2007

A obesidade está a aumentar rapidamente em Portugal. Os dados do último Inquérito Nacional de Saúde (2005/2006) são inequívocos. Em todas as idades a percentagem de obesos cresceu de forma significativa em comparação com o anterior inquérito (1998/99). (…) Os indicadores colocam-nos cada vez mais longe das metas traçadas no Plano Nacional de Saúde para 2010. Estes dados comprovam que a epidemia da obesidade está em curso acelerado em Portugal. É preciso reagir com acções concretas para a resolução deste problema gravíssimo de saúde pública.

(…) a apresentação pública do projecto Movimento Energia Positiva e (…) um conjunto de acções concertadas traduzem a genuína preocupação da parceria: «sensibilizar o público em geral (as crianças em particular) para a problemática do crescente índice de obesidade em Portugal, alterando atitudes e comportamentos, de forma a reduzir a incidência da obesidade».

A apresentação do Movimento Energia Positiva representa um passo importante no sentido de alcançarmos as metas que foram preconizadas na «Carta Europeia da Luta contra a Obesidade», que estabelece linhas de conduta para combater a doença, subscrita pelos Estados-Membros da Organização Mundial da Saúde – Europa. Estas metas são:

1. Conseguir progressos visíveis na redução da obesidade nas crianças e nos jovens nos próximos quatro anos;
2. Contribuir para o controlo do crescimento da epidemia da obesidade até 2009;
3. Quantificar a incidência, prevalência e número de recidivas da pré-obesidade e obesidade em crianças e adolescentes;
4. Quantificar a incidência, prevalência e número de recidivas da pré-obesidade e obesidade em adultos.

São várias as prioridades que constam no Plano de Comunicação da Plataforma contra a Obesidade. Actuar antes que a obesidade se instale. Sobretudo nas crianças. É esta a filosofia da Plataforma contra a Obesidade, que elenca iniciativas no campo legislativo, da prestação de cuidados e educação. Temos de tomar consciência e envolver toda a sociedade na luta contra a obesidade. Criar uma consciência real e efectiva da prevenção contra a obesidade. Mais do que alertar para um problema, a estratégia de comunicação «Energia Positiva contra a Obesidade» utiliza uma estratégia positiva no discurso e na linguagem, uma estratégia positiva no tom de comunicação e uma estratégia positiva no sentido de mobilizar as pessoas. A educação em saúde, a comunicação e a publicidade são ferramentas imprescindíveis para divulgar e reter estas ideias. Preferencialmente junto das crianças e adolescentes, que são a nossa maior preocupação e a quem vamos dirigir grandes esforços, afastando-os de erros alimentares.

Mas a estratégia de combate à obesidade é, hoje, claramente multi-sectorial. A Plataforma apela, por isso, à colaboração de representantes do Ministério da Saúde, da Educação, da Economia, da Agricultura e das associações da sociedade civil. Necessitamos, também, das autarquias, procurando que o urbanismo estimule o exercício físico e que a alimentação fornecida nos ensinos pré-escolar e escolar seja adequada. Tentaremos que a disponibilidade de alimentos fique condicionada a que cumpram teores máximos de sal e açúcar. (…)

A intervenção sobre os comportamentos alimentares e, particularmente, a abordagem do excesso de peso, sobretudo entre as crianças e jovens, são uma urgência de saúde pública. (…) Em termos legislativos está prevista também a iniciativa que regule a publicidade e marketing de alimentos dirigidos a crianças e adolescentes.

Estamos convencidos que a epidemia da obesidade é reversível e que através desta acção conjunta conseguiremos que os progressos sejam visíveis nas crianças e jovens nos próximos quatro anos. Mas também estamos conscientes de que o compromisso governamental e político é fundamental para mobilizar as diferentes sinergias dos diferentes sectores (sociedade civil, sector privado, profissionais de saúde, os media, organizações internacionais, nacionais e locais). O envolvimento activo da sociedade civil é importante para aumentar a percepção pública, exigir acção aos decisores e providenciar abordagens inovadoras. A obesidade infantil é um grave problema de saúde pública. A obesidade infantil é já uma ameaça que tem de ser detida pelos efeitos multiplicadores que a prevenção desencadeia. Nada melhor que o sistema de ensino para fazer passar às famílias as boas mensagens de uma alimentação saudável e equilibrada. É preciso agir.

Anúncios

1 Response to “Apresentação da campanha da Plataforma Contra a Obesidade”


  1. 1 Mario Luis Pereira Dalmao 3 Junho 2009 às 7:14 pm

    DIETA…

    Da lua, da sopa, do sol, das estrelas, de fibras, das massas, dos signos, das calorias, das frutas, sucoterapia, dos brotos, dos pontos, macrobiótica, ayurveda, dos SPAS, das cores, da fome…

    DIETA?

    REGIMES VIOLENTOS – NÃO!

    GANHE – MANTENHA OU PERCA PESO – SEM PASSAR FOME!

    Só com o completo sistema de alimentação completa a base de proteínas, fibras, vitaminas, minerais, enzimas e ervas, absolutamente natural e sem medicamentos que é totalmente diferente de todos os sistemas conhecidos. Ideal para gestantes, crianças inapetentes, anciãos, estudantes, doentes, convalescentes, etc.

    SEM O SOFRIMENTO DAS DIETAS E SUAS RESTRIÇÕES E SE TIVEREM PROBLEMAS DE SAÚDE SOLUCIONE MAIS DE 122 DOENÇAS COM UMA AMPLA LINHA DE PRODUTOS ESPECIAIS SEM DROGAS, MEDICAMENTOS, EFEITOS COLATERAIS NEM DEPENDÊNCIA!

    Para resultados eficientes e duradouros, com acompanhamento pessoal, digite hoje mesmo: mariopereiradalmao@yahoo.com.br


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 233,706 hits

%d bloggers like this: