Pré-escolar: Governo quer 100% de cobertura em 2009

O primeiro-ministro afirmou que o Governo vai fazer parcerias estratégicas com as autarquias para alargar a rede do ensino pré-escolar e atingir em 2009 os 100 por cento de cobertura para as crianças com cinco anos.
Sócrates afirmou que «o país fez um grande progresso na área do ensino pré-escolar», mas reconheceu que ainda restam concelhos, «em particular nas áreas metropolitanas», com percentagens abaixo da média nacional de cobertura. «Nalguns casos ficam-se apenas pelos 50 por cento», afirmou o primeiro-ministro, que considerou o ensino pré-escolar «decisivo» para o sucesso escolar nos anos posteriores.

Na reunião, além dos 25 autarcas, participaram o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, e a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.
À saída do Centro Cultural de Belém, onde decorreu o encontro, a titular da pasta da Educação reconheceu que nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto «vai ser preciso fazer um investimento que resolva os problemas das crianças com cinco anos». «Existe uma dinâmica já criada com as autarquias, que estão a aprovar cartas educativas», afirmou a ministra.
Apesar de reconhecer que «não é possível identificar ainda o montante» que será necessário investir para concretizar o alargamento da rede pré-escolar nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, Maria de Lurdes Rodrigues garantiu que «serão disponibilizados os recursos que forem necessários». «Contamos também com o privado. Haverá reuniões em particular com cada autarquia e contamos com as instituições de solidariedade social, que foram agentes muito importantes no alargamento pré-escolar no final dos anos 90. É necessário ver qual é o contributo que ainda podem dar nalgumas destas regiões», afirmou a ministra. «O esforço é ainda significativo e contamos com todos, sejam eles privados ou não», acrescentou.
Segundo dados do executivo, actualmente cerca de 77 por cento das crianças entre os três e os cinco anos frequentam o ensino pré-escolar em Portugal.

Diário Digital / Lusa – 15-01-2008

Anúncios

0 Responses to “Pré-escolar: Governo quer 100% de cobertura em 2009”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 232,653 hits

%d bloggers like this: