Sócrates anuncia investimentos de 100 M€ em novas creches

O primeiro-ministro anunciou ontem um investimento de cerca de 100 milhões de euros na construção de novas 75 creches e de mais 760 salas para o sistema pré-escolar nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
José Sócrates anunciou estes investimentos na abertura do debate quinzenal, na Assembleia da República, dedicado ao tema dos equipamentos sociais nas áreas metropolitanas.

(…)

Em relação aos projectos de construção que anunciou, o primeiro-ministro referiu que as novas creches serão lançadas ao abrigo de uma nova fase do programa PARES, «dirigida exclusivamente às áreas metropolitanas».
«Nesta nova fase queremos construir mais 75 creches, representando 3850 novos lugares para as crianças até aos três anos, num investimento total de 37 milhões de euros», indicou.

Já em relação às novas 760 salas do pré-escolar, Sócrates estimou que irão abranger «mais de 20 mil crianças, fazendo com que a taxa de cobertura das áreas metropolitanas convirja para a média nacional».
Ainda no que toca a estes investimentos no pré-escolar, o chefe do Governo adiantou que o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), entre 2007 e 2013, «assegurará o financiamento de um terço das salas».

No caso da região de Lisboa, que já não tem acesso a financiamento comunitário, Sócrates afirmou que o seu Governo recorrerá ao Orçamento do Estado e fará os investimentos em parceria com as autarquias abrangidas pelo projecto.
«Desta forma ficará garantida a cobertura a 100 por cento das crianças com cinco anos de idade em todo o país, incluindo as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto», advogou.

O primeiro-ministro fez depois a defesa de uma política social baseada na colaboração entre Estado, autarquias e sociedade civil, designadamente instituições particulares de solidariedade social e mutualidades.
«São parceiros que unem esforços para um objectivo comum: melhorar o bem estar das famílias e as condições de desenvolvimento das crianças», observou.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro fez ainda uma alusão a um terceiro aspecto do programa que apresentou no Parlamento, sustentando que as medidas agora tomadas «respondem aos novos problemas sociais específicos das áreas metropolitanas».

(…)

Diário Digital / Lusa – 13-02-2008

Governo anuncia mais creches

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou esta quarta-feira, na Assembleia da República, uma nova fase do programa PARES, que prevê, a construção de mais 75 creches, para crianças até aos três anos, e mais 760 salas para o pré-escolar, para crianças até aos cinco anos.
A iniciativa do Governo irá criar mais 3850 lugares nas creches, um investimento de 37 milhões de euros, e mais 20 mil lugares no pré-escolar. Este investimento é feito nas áreas metropolitanas, uma vez que a cobertura nestes concelhos é inferior à média nacional. O investimento público é de cerca de «100 milhões de euros».

Sócrates adiantou que, no que toca a estes investimentos no pré-escolar, o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), entre 2007 e 2013, «assegurará o financiamento de um terço das salas». No caso da região de Lisboa, que já não tem acesso a financiamento comunitário, Sócrates afirmou que o seu Governo recorrerá ao Orçamento do Estado e fará os investimentos em parceria com as autarquias abrangidas pelo projecto.

«Desta forma ficará garantida a cobertura a 100 por cento das crianças com cinco anos de idade em todo o país, incluindo as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto», advogou.

No final do debate, o primeiro-ministro afirmou, como razão que o levou a tomar esta medida, que viu uma reportagem sobre pais que esperavam por uma vaga para os filhos numa creche, na noite de passagem de ano.

«Não quero mais pais na noite de fim-de-ano à espera para inscrever o seu filho na creche», disse José Sócrates.

Portugal Diário – 2008/02/13  ||  Cláudia Lima da Costa

0 Responses to “Sócrates anuncia investimentos de 100 M€ em novas creches”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 228,750 hits

%d bloggers like this: