Cerca de 1/4 das crianças com 3 anos fora da rede pré-escolar

Uma em cada quatro crianças com três anos continua a não conseguir entrar na escola pública, revela o relatório anual da Inspecção-Geral de Educação (IGE), que já no ano passado apontava a mesma insuficiência na rede pré-escolar.
De acordo com o relatório nacional “Organização do Ano Lectivo 2007/08” hoje divulgado, houve um ligeiro aumento nos últimos três anos do número das crianças com esta idade admitidas na rede, tendo passado de 72 por cento em 2004/2005 para 77 por cento no ano lectivo 2007/2008.
Durante a apresentação do documento, o inspector-geral da Educação, José Maria Azevedo, adiantou que as maiores dificuldades se sentem nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e na região do Algarve.
O documento refere ainda que 86 por cento das crianças com quatro anos inscritas na rede pré-escolar foi admitida, número que sobe para 97 por cento no caso das que têm cinco anos.

O alargamento progressivo do pré-escolar a todas as crianças é um objectivo inscrito no Programa do Governo, tendo-se o primeiro-ministro comprometido em Dezembro de 2006 a aumentar em 50 por cento, nos três anos seguintes, o número destes equipamentos.
Para cumprir o objectivo, José Sócrates anunciou em Fevereiro um investimento de cerca de 100 milhões de euros na construção de 75 creches e de mais 760 salas para o sistema pré-escolar nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

Presente na apresentação do relatório, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, anunciou que vai ser reforçada a articulação com a rede privada de jardins-de-infância para apoiar no pré-primário.
O documento, baseado numa amostra de 288 escolas ou agrupamentos, de um total de cerca de 8.500, refere ainda que um em cada cinco jardins-de-infância já oferece actividades de animação e apoio à família.
Um número que aumentou de 65 por cento em 2005/06 para 81 por cento em 2007/08.

O inspector-geral da Educação explicou que para este aumento contribuiu a colaboração e os contratos com as autarquias e instituições de solidariedade social.

04-03-2008 Diário Digital

Anúncios

0 Responses to “Cerca de 1/4 das crianças com 3 anos fora da rede pré-escolar”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 233,706 hits

%d bloggers like this: