Distúrbios do sono

(…)

Em muitos lares, a chegada da noite é sinónimo de horas difíceis. O momento de ir deitar é vivido com ansiedade por crianças e pais, que desconhecem ser muitas vezes os responsáveis pela situação. “Os distúrbios do sono são muito frequentes nas crianças e o mais frequente é a má definição de limites. Os miúdos recusam-se a ir dormir e os pais têm dificuldade em exercer uma autoridade normal e saudável, criando maus hábitos”, alerta Teresa Paiva, especialista em distúrbios de sono, a propósito do Dia Mundial do Sono, que se assinala sexta-feira.

A opinião é partilhada pelo presidente da SPP, Luís Januário, que aponta a resistência ao adormecimento como um distúrbio do sono associado a “regras parentais pouco firmes relativamente à hora de deitar”. Nos primeiros anos de infância, “a situação mais frequente é a perturbação associada ao início do sono, em que as crianças não têm capacidade para adormecer sozinhas e, de cada vez que acordam, são incapazes de readormecer”, sublinha. Já nas crianças mais velhas e nos adolescentes “predomina a dificuldade em iniciar ou manter o sono e a privação crónica de sono”. Os terrores nocturnos e os pesadelos também são responsáveis por muitas noites mal dormidas. Depois de “noites de pesadelo”, as crianças podem ficar muito irritadas e verdadeiramente insuportáveis, sobretudo para quem não percebe que na origem daquele comportamento está um problema do sono.

Luís Januário admite que “alguns pais, educadores e médicos não relacionam comportamentos desorganizados, irritabilidade excessiva e dificuldades de concentração com perturbações do sono”. O especialista lembra que “não existe uma receita pronta a usar” para uma boa noite de sono, mas deixa alguns conselhos: criar uma disciplina na hora de ir para a cama e criar um ambiente propício a uma noite tranquila. Conhecer os ciclos do sono e o modo como estes se organizam pode também ser uma mais valia na guerra contra as noites em branco.

Diário Digital / Lusa

0 Responses to “Distúrbios do sono”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 228,750 hits

%d bloggers like this: