Dia Internacional dos Museus – 18 de Maio

Nota de Imprensa do Instituto dos Museus e da Conservação IMC, 9 de Maio de 2008

Os museus e palácios do Instituto dos Museus e da Conservação celebram no próximo dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, subordinado ao tema “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”. O ICOM Conselho Internacional de Museus – propõe que os museus reflictam sobre o seu papel social e ético na comunidade, e sugere que desenvolvam parcerias com as organizações e promovam o diálogo nas questões sociais e culturais. As comemorações vão ter lugar um pouco por todo o país, e vão de encontro a todo o tipo de público.
Exposições, visitas guiadas, concertos, peças de teatro, filmes, gastronomia, ateliês e outras actividades, são algumas das muitas propostas que os museus e palácios têm para oferecer com entrada gratuita.
A Noite dos Museus vai decorrer em 17 de Maio (Sábado) e constitui um desafio lançado aos museus para criar novos públicos através de programações concebidas para o efeito, visitas guiadas à noite, concertos, dormir no museu.
Além dos museus e palácios dependentes do IMC, também os restantes museus integrados na Rede Portuguesa de Museus se associam às celebrações de 17 e 18 de Maio, com a promoção de um programa muito expressivo que inclui 348 actividades no total dos 52 museus envolvidos.
Para os museus de Lisboa uma novidade deste ano é a Rota dos Museus, que resulta de uma parceria do IMC com a Carris e que se concretiza na disponibilização de 2 autocarros que farão o percurso Saldanha Palácio da Ajuda, passando por vários museus, devidamente assinalados no percurso.
A viagem terá a duração de 60 mn e terá lugar no dia 17 de Maio das 9h00 às 24h00 e no dia 18 de Maio das 10h00 às 18h00.
No dia 17 de Maio, os museus e palácios dependentes do IMC em Lisboa oferecem entrada gratuita aos portadores de títulos de transporte válido na Carris.
A partir da próxima semana terá toda a informação disponível no Portal do IMC www.imc-ip.pt.

1 Response to “Dia Internacional dos Museus – 18 de Maio”


  1. 1 pai atento 20 Maio 2008 às 11:19 am

    Desvio-me do tema, para deixar notícia de alguns comentários a um post intitulado “Diap está no bom caminho” e que chamam a atenção para coisas por alguns já esquecidas mas muito importantes!

    Blogger Ana Isabel disse…
    Será que as queixas dos moradores do bairro dos Loios e Amendoeiras, contra a Fundação D.Pedro IV, irão ter o mesmo desfecho do Relatório PROCESSO Nº 75/96, de Averiguações À Fundação D.Pedro IV ?
    Esperemos que não!
    Lembro-me e de acordo com a noticia transmitida na SIC (Canal de televisão), a comissão de moradores do bairro das Amendoeiras deslocou-se à Procuradoria Geral da República, para apresentar queixa e entregar documentos, a 23 de Fevereiro de 2007, e até agora penso que nada, ou já?
    Bem, se nada ainda aconteceu vamos aguardar, e de acordo com o velho ditado, “A JUSTIÇA TARDA MAS NÃO FALHA”, estamos cá para ver.
    Agora que se tornou público, uns quantos projectos para a Freguesia de Marvila, mais em concreto para Chelas, talvez alguns compreendam o porquê da doação à Fundação de 1400 fogos a custo zero, inclusive os espaços comuns e a gestão por 10 anos da Mansão de Marvila, junto ao Poço do Bispo, que ainda se encontra nas garras da Fundação.
    (…)

    Blogger Cidadao Atento disse…

    O juiz Simões de Almeida, que ignorou o relatório que propunha a extinção da Fundação D. Pedro IV, surge numa lista de suspeitos do processo Casa Pia do antigo jornal “O Independente” e que se encontra na caixa de comentários do Blogue “Do Portugal Profundo”.
    PROCESSO CASA PIA LISTA DOS 127 http://www.haloscan.com/comments/capuchos/6891707279963131625/#314575

    Zona Oriental disse…

    Ainda a propósito do universo Fundação D. Pedro IV e universo Casa Pia, deixo aqui o link para um post do Blogue “Do Portugal Profundo”, que informa sobre o testemunho de três crianças referenciando o Jaime Gama nas suspeitas de abusos a alunos da Casa Pia.
    Não foi o Canto Moniz que uma vez se dirigiu à Assembleia da República, com o objectivo de interceder junto do seu amigo Jaime Gama?…
    Coordenadora da PJ diz que Gama foi referido por três miúdos”- DN
    http://doportugalprofundo.blogspot.com/2008/05/coordenadora-da-pj-diz-que-gama-foi.html


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 228,750 hits

%d bloggers like this: