Otite média: Estudo confirma benefícios da vacinação preventiva

A vacinação preventiva pode reduzir as prescrições de antibióticos e combater o problema da resistência microbiana em doentes com otite média (OM), revelam dados apresentados esta sexta feira durante o congresso anual da Sociedade Europeia de Infecciologia Pediátrica (ESPID).

Um inquérito internacional que pretendeu avaliar a presença da OM na rotina clínica da Medicina Familiar e da Pediatria, e que envolveu a participação de 2.000 médicos, revelou que todos os meses, cada um dos médicos europeus inquiridos (800 no total) trata, em média, 29 casos de OM em crianças.
Destes casos, 50 por cento apresentam-se com os primeiros sintomas e 44 por cento correspondem a recidivas. Além disso, 17 por cento destas crianças são encaminhadas para outros especialistas. Os números traçam o perfil de uma doença comum, difícil de tratar e cuja frequência das recidivas obriga a consumos significativos dos recursos disponíveis para a saúde.

“A otite média é uma das doenças mais comuns na infância e constitui um pesado fardo clínico e económico para os sistemas de saúde das nações europeias”, salientou Johannes Liese, médico do Hospital Pediátrico da Universidade de Ludwig-Maximilian, em Munique, na Alemanha. Por outro lado, acrescentou o mesmo responsável, esta é uma patologia que “provoca muita dor e perturba muito as crianças, além de poder ter complicações com consequências graves para o desenvolvimento auditivo e verbal”.

Um outro estudo apresentado durante o congresso da ESPID, resultante de um inquérito online que envolveu a participação de 14.916 pais e mães de crianças com menos de 5 anos de idade, indica que OM tem um impacto muito significativo na vida das crianças e das suas famílias.
No total, 8 por cento dos 1.479 casos de OM pediátrica reportados neste inquérito exigiram hospitalização, e perto de um quinto dos encarregados de educação (num intervalo de 13% a 22%) perdem 10 a 16 dias de trabalho por ano devido à OM dos filhos.

O Prevnar, comercializado pela Wyeth, é a única vacina pediátrica pneumocócica conjugada actualmente disponível para a prevenção destes casos. A GlaxoSmithKline está a desenvolver uma vacina decavalente pneumocócica/Haemophilus influenza/proteína D-conjugada (PHiD-CV/SynflorixTM) que protege as crianças contra patologias invasivas e não invasivas causadas por ambos os patogénios S.
Pneumoniae e HiNT. O pedido de aprovação da vacina na União Europeia está já a ser avaliado pela Agência Europeia do Medicamento (EMEA), prevendo-se que a mesma possa chegar ao mercado europeu no início de 2009.

A OM é uma infecção respiratória bacteriana, frequentemente associada à instalação súbita de sintomas inflamatórios, tais como febre e dores nos ouvidos que tendem a provocar sofrimento e stress nas crianças e na família. Sendo uma das doenças mais comuns na infância, estima-se que aos 3 anos de idade 75 por cento de todas as crianças tenham sofrido, pelo menos, um episódio de OM e que, aos 2 anos de idade, uma em cada cinco crianças tenha já sofrido múltiplos episódios desta doença.

Marta Bilro

Fonte: http://www.farmacia.com.pt/

Anúncios

4 Responses to “Otite média: Estudo confirma benefícios da vacinação preventiva”


  1. 1 Carlos Palminha 21 Maio 2008 às 3:49 pm

    Peço desculpa por me desviar do tema, mas achei interessante uma notícia de hoje:

    “O Tribunal da Relação de Lisboa condenou, na semana passada, o primeiro-ministro José Sócrates ao pagamento de 10.000 euros por danos não patrimoniais causados ao jornalista José António Cerejo.”

    Para quem não se recorda, José António Cerejo publicou várias notícias, fruto das suas investigações, sobre a Fundação D. Pedro IV e a forte e inexplicável ligação desta aos círculos do poder (juízes, secretários de estado, etc…). Na altura a Fundação também dizia que o jornalista inventava e que o famoso processo nº75/96 da Segurança Social que propunha a extinção da Fundação não existia…

  2. 2 marcela 24 Fevereiro 2010 às 10:29 am

    eu tenho duas crianças com problemas de sinusite cronica e uma serie de complicaçoes respiratorias e gostaria de dar a vacina para meus filhos .gostaria de saber como conseguir estas duas doses pelo governo ja que eles tem 4,e 8 anos de idade.mande me uma resposta no meu email!

  3. 3 Farmácia Portugal 15 Junho 2014 às 1:22 pm

    I think this is one of the most important info for me.
    And i am glad reading your article. But should remark on some general things, The website style is ideal, the
    articles is really nice : D. Good job, cheers

  4. 4 fishing gear 24 Março 2015 às 10:07 pm

    you are actually a just right webmaster. The website loading pace is incredible.
    It sort of feels that you’re doing any unique trick. Furthermore, The contents are masterwork.

    you’ve done a magnificent job on this topic!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 232,634 hits

%d bloggers like this: