Uma boa ideia

Artigo retirado da Visão de 22.05.2008 (por Joana Fillol)

PEDIBUS – A pé para a escola

Há autocarros sem rodas? Sim. Chamam-se “Pedibus” e, em Lisboa, já circulam sete.

Em português, poderiam chamar-se “autocarros pedonais”. Têm paragens, horários e condutor, mas pernas em vez de rodas. A ideia é que os pais se organizem e, alternadamente, um deles leve o filho e um grupo de crianças a pé para a escola.
Isabel Alves, 40 anos, é a “mãe-condutora” de um dos três “Pedibus” que circulam em Campo de Ourique, em direcção à Escola Básica Ressano Garcia. Todas as manhãs, às 8 e meia, está com o filho Pedro, de 7 anos, na primeira paragem. Até chegar à escola, vinte minutos depois, passa por quatro paragens e recolhe mais quatro crianças, todas identificadas com chapéu e colete.
A desejada rotatividade dos pais, neste caso, não acontece. Mesmo assim, Isabel só vê vantagens no projecto. Uma, pessoal: “O meu filho tinha problemas de adaptação à escola e desde que há o “Pedibus” deixou de ter crises matinais.”
Outras, genéricas: “Diminui a circulação de carros, a poluição e as crianças aprendem a andar na rua.”
João Teixeira, 33 anos, acrescenta mais três. “Fazem exercício físico, estabelecem laços e conhecem melhor o bairro em que vivem”. Arquitecto, João é um dos elementos do Pelouro de Urbanismo da Câmara de Lisboa que implementaram o “Pedibus”, no âmbito de um projecto europeu que promove a mobilidade no interior dos bairros.
Foi em Setembro, na Semana Europeia da Mobilidade, mas o seu desejo secreto concretizou-se: a actividade não se esgotou com a iniciativa. O projecto continuou nas escolas onde foi promovido, a de Campo de Ourique e duas de Alvalade. Agora, a Câmara quer passar a “bola” às associações de pais e às escolas. Para tal, avançou com um Manual do Pedibus que, em breve, chegará a todas as escolas básicas de Lisboa e concelhos limiítrofes.

O conceito – Foi inventado na Austrália, em 1991, por David Engwicht, com o objectivo de reduzir os níveis de tráfego automóvel. Os ingleses chamam-lhe walking bus

0 Responses to “Uma boa ideia”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 228,833 hits

%d bloggers like this: