Grande Lisboa – Alargamento da rede pré-escolar

Municípios e instituições podem candidatar-se a um programa de alargamento da rede pré-escolar na Área Metropolitana de Lisboa, com um montante global de 25 milhões de euros, no ano lectivo 2008/2009.

O apoio será concedido pelos ministérios da Educação e da Solidariedade Social, através de um co-financiamento de 50 por cento a projectos apresentados pelos municípios e instituições particulares de solidariedade social, mediante um regime de acesso cuja abertura foi hoje anunciada.
Para financiar a sua parte, os municípios e as instituições podem aceder a uma linha de crédito específica, criada para o efeito, que será «de longo de prazo e terá juros muitos baixos», disse à agência Lusa o secretário de Estado da Educação Valter Lemos, indicando que será posta à disposição através do Ministério das Finanças e da Caixa Geral de Depósitos.
O programa apoia iniciativas de alargamento e requalificação do parque de educação pré-escolar nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.
(…)

Segundo dados do Ministério da Educação, frequentam em média o ensino pré-escolar 77 por cento das crianças entre os três e os cinco anos, sendo de 93 a 94 por cento a média para as crianças com cinco anos.

Entre as despesas elegíveis estão estudos, assistência técnica e fiscalização, obras de construção de raíz, de ampliação ou de adaptação de instalações que visem a criação de novas salas de pré-escolar, arranjos exteriores envolventes – dentro do perímetro da área a afectar ao estabelecimento -, mobiliário escolar, material didáctico e equipamento informático.

O prazo máximo para a execução das obras é de 18 meses, a partir da data da comunicação da aprovação da candidatura.
Valter Lemos preconizou que, com um investimento total de 50 milhões de euros que este programa permite, será possível conseguir 500 salas do ensino pré-escolar.

Segundo o secretário de Estado trata-se de um programa cumulativo ao processo de financiamento dos centros escolares, através dos programas operacionais regionais, que já permitiu mais de 200 contratualizações em todo o país.
(…)

Fonte: Diário Digital / Lusa

0 Responses to “Grande Lisboa – Alargamento da rede pré-escolar”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 228,750 hits

%d bloggers like this: