Bullying – Recreios vigiados evitam agressões

Mais do que uma prática condenável, o bullying começa a ser visto como um fenómeno que influencia a saúde e o desenvolvimento das crianças. Numa tese de doutoramento,a investigadora Sónia Seixas concluiu que as vítimas de bullying são as que têm “mais queixas de saúde e também mais probabilidade de desenvolver doenças do foro psicológico”, como ansiedade e depressão. Já os agressores têm “elevada auto-estima e gostam de dominar os outros”.

O bullying violência física ou psicológica, intencional e repetida, praticada por um indivíduo ou grupo sobre outro incapaz de se defender é um fenómeno que está a crescer em Portugal. Para Sónia Seixas, os dados são ‘assustadores’.
A docente da Escola Superior de Santarém considera que a ‘estratégia de intervenção’ passa por avaliar a situação em cada escola, estabelecer regras de conduta e incentivar a supervisão por parte de adultos, sobretudo nos recreios. É também urgente ‘romper com o pacto de silêncio’ existente. ‘Quando os agressores não confessam e as vítimas não se queixam, o que podemos fazer?’

À procura de resposta, um grupo de investigadores da Universidade Complutense de Madrid desenvolveu o IeSocio, programa informático para identificar potenciais vítimas de bullying através de testes sociométricos, usando fotografias dos alunos. ‘Esta ferramenta é muito vantajosa, mas não chega; há todo um trabalho de equipa a fazer e a prevenção deve começar no Pré-escolar’, salvaguarda a investigadora.

ANTIBULLYING

O IeSocio está disponível na internet (http://www.iesocio.es) e já foi testado com sucesso numa escola de Madrid.

Fonte: Correio da Manhã

No que toca ao Cyber-Bullying, aconselhamos os pais a visitarem  http://www.MiudosSegurosNa.Net

Anúncios

0 Responses to “Bullying – Recreios vigiados evitam agressões”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 233,706 hits

%d bloggers like this: