Segurança rodoviária infantil ainda levanta dúvidas

in Diário de Notícias, 13.10.2008 – Fonte: LUSA

Segundo a Associação Para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), mais de dois anos depois da entrada em vigor da Lei que obriga ao uso de cadeirinhas nos transportes colectivos de crianças ainda há muita falta de informação.
Sandra Nascimento, presidente da APSI, explicou em declarações à Lusa, que a lei não é clara, faltando explicar quem tem obrigação de colocar as cadeirinhas – se as escolas se as famílias -, pelo que muitas vezes empurram a responsabilidade para os outros.
Por outro lado, adiantou, existem também dificuldade práticas de instalação de cadeiras nos autocarros de transporte de crianças, uma situação que leva as entidades a optarem por não ter esses equipamentos.
“As transportadoras entendem que a lei não é clara, apesar de o art. 1º da lei ser claro ao dizer que todos os veículos devem ter sistemas de retenção adequados de acordo com legislação específica”.
Contudo, no entendimento das transportadoras não existe legislação específica para os autocarros. Como consequência, frisou, há já entidades que decidiram deixar de fazer o transporte de crianças porque acham que não conseguem cumprir as regras estabelecidas.
“Ainda está tudo muito confuso e muito pouco claro no que diz respeito à utilização das cadeiras, o ponto mais difícil da lei”, afirmou.
Já no que respeita à obrigatoriedade dos cintos de segurança a situação é mais pacífica, embora a existência destes equipamentos com apenas dois pontos torne difícil a colocação de cadeirinhas.
“A lei diz claramente que todos têm de ter cintos, de três ou dois pontos. Não há dúvidas. Há veículos que têm de três pontos (possibilitando o uso de cadeirinhas para crianças mais pequenas) e outros de dois pontos”, explicou.

Anúncios

0 Responses to “Segurança rodoviária infantil ainda levanta dúvidas”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 233,706 hits

%d bloggers like this: