45 crianças por mês alvo de maus tratos

Fonte: JN Online

Mais de 800 crianças e adolescentes foram vítimas de crimes no último ano e meio, uma média de 45 por mês, a avaliar pelas queixas apresentadas na Associação de Apoio à Vítima. Mas a dimensão do drama será maior.
Maus-tratos físicos e psíquicos, ameaças e coacção, abuso sexual e violação foram alguns dos crimes reportados à APAV entre Janeiro de 2007 e Junho de 2008, uma estatística reveladora do perigo a que muitas crianças estão sujeitas diariamente, principalmente na faixa etária entre os 11 e os 17 anos.
Considera-se que a criança ou jovem está em perigo numa das seguintes situações: está abandonada, sofre maus-tratos físicos ou psíquicos ou é vítima de abusos sexuais, não recebe os cuidados ou afeição adequados à sua idade, é obrigada a actividades ou trabalhos excessivos ou está sujeita, de forma directa ou indirecta, a comportamentos que afectem gravemente a sua segurança ou o seu equilíbrio emocional.

De acordo com os dados da APAV, durante o ano passado, 222 crianças foram vítimas de maus-tratos físicos e outras 294 de maus-tratos psicológicos, dez de violação e 36 de abuso sexual. Tudo em contexto doméstico.
Uma estatística mais alargada realizada pela associação e que abrange dados de 2000 a 2007 revela que em sete anos 4900 crianças foram vítimas de 7000 crimes ao longo desses anos. Nesse período, 13 crianças foram mortas, 45 raptadas ou sequestradas, 152 violadas, 63 vítimas de abuso sexual e 20 vítimas de tráfico.

Aos números da APAV poderão somar-se muitos outros, ou talvez os mesmos reportados a várias entidades e organizações portuguesas.
Na Provedoria de Justiça, por exemplo, onde existe uma linha de recados da criança, desde o início do ano já foram recebidas 335 chamadas. Dezoito queixas diziam respeito a abuso sexual, 26 a maus-tratos, 33 a negligência e 29 a problemas escolares.
Estes números, segundo Joana Marques Vidal, procuradora-geral adjunta e especialista na área de menores, revelam também que a sociedade portuguesa está cada vez mais intolerante para com os crimes contra crianças. “Não podemos dizer que haja mais casos. A leitura que faço é que há mais sensibilidade para o assunto e que as instituições têm hoje maior capacidade de resposta”, disse à Lusa.
A última estatística da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa revelou que de Janeiro a Setembro foram registados 390 casos de violência contra crianças nos 42 círculos judiciais.

Também o Instituto de Apoio à Criança, junto da sua linha SOS criança, recebeu em 20 anos, milhares de pedidos de ajuda. Desde 22 de Novembro de 1988 mais de 80 mil crianças em risco foram ajudadas pela equipa deste serviço.
“O SOS criança tornou-se um serviço de primeira necessidade, à disposição das famílias, crianças, e jovens”, disse à Lusa o coordenador do serviço, o psicólogo clínico Manuel Coutinho. Desde 1988 até hoje, a média de chamadas recebidas por esta linha de ajuda ronda as 3.500 e as quatro mil situações com problemáticas diversas, desde maus tratos físicos, maus tratos nas instituições, negligência, abuso sexual e violação. Ao longo de 20 anos de existência, o SOS Criança ajudou mais de 80 mil crianças em risco. “Muitas destas 80 mil crianças cresceram com os nossos técnicos e hoje são adultos realizados e felizes”, afirmou o coordenador da Linha SOS.

5 Responses to “45 crianças por mês alvo de maus tratos”


  1. 1 Anabela Sousa 16 Novembro 2008 às 2:05 am

    Não sei se já repararam mas as ementas dos nossos filhos piorou bastante este ano lectivo, o peixe é de pior qualidade do que era, as proprias educadoras e ajudantes chegam a dar as crianças ao almoço sopa e batas com um pouco de azeite pois recusam-se a dar o peixe, pois é cinzento escuro e cheira mal, e nos pagamos bastante.
    Peço a comissão de pais para averiguar esta situação junto dos estabelecimentos.

    urgente! urgente! os cantos monizes andam de cavalo enquanto nos pagamos e os nossos filhos são muito mal tratados e ninguem faz nada neste pais.

  2. 2 ba 18 Novembro 2008 às 9:59 am

    Já em anos anteriores me tinham chegado queixas destas aos ouvidos. Será que é daí que vêm os surtos de diarreias? O problema é que me é impossível estar na hora do almoço na Fundação. À mãe que denuncia isto, como é que soube?
    Alguém tem possibilidade de ir de surpresa ver o que comem os nossos filhos?

  3. 3 Anabela Sousa 18 Novembro 2008 às 8:22 pm

    Boa Noite,

    Tive conhecimento através de uma funcionaria que se recusou o peixe e apenas deu a sopa com as batatas.
    Para que serve a peqeuna fortuna que pagamos em mensalidades, será melhor optar por levar a comida de casa? mas dizem que não se pode.
    As próprias funcionarias quase que se recusam a comer, dizem que se anteriormentea qualidade era má agora é pessima.
    Será que a mãe da reportagem do ano anterior tinha realmente razão e estava tudo ainda muito bem escondido.
    Será que não há maneira de retirar da Fundação os membros do C. Administração, pois o problema não esta nos funcionarios, eu sei que fazem o melhor.
    No entanto, também não entendo o porquê de muitas e boas funcionárias aos poucos têm saido da Fundação, é de duvidar ainda por cima com a crise que o mundo esta a atravessar.
    Peço aos membros da Comissão de Pais que façam alguma coisa e nos digam o que fazer para poder denunciar esta situação.

  4. 4 anne 11 Junho 2010 às 10:54 pm

    como faco para denunciar os maus tratos que uma crianca vem sofrendo da mae,fisicamente e psicologicamente

  5. 5 juliana 18 Abril 2011 às 1:17 pm

    ola quero deixa ema denuncia de alexandre que é mau tratado os pais sao usuario de droga de ckac eles mora numa casa não tem banheiro o menino chora de fome ela bate na criança ele é foragido da policia não trabalha eles não tem condiçoes nenhuma com o alexandre da dor dele eles mora na rua jose de queiroz numero89 vila inglesa cep 04653060 por favor ver isso logo nao manda ele ir no conselho vcs tem que vir aqui pra ver de supresa por que ele ja foi no conselho nao adiantou nada ele continua fazendo as mesma coisa vc não vem ver por favor é a vida da criança obrigada


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgação Cultural

Blog Stats

  • 228,750 hits

%d bloggers like this: